terça-feira, 13 de março de 2012

O bem dissimulado




O Sukiya é, provavelmente, dos espaços que melhor se sabem dissimular na cidade do Porto. Num local improvável _ às entradas da VCI e tendo como vizinha a torre das Antas _ esta casa de chá/restaurante permite luminosidade, verde, sol e livros. Não é um espaço da moda e tem a sobriedade necessária para o não querer ser. O Sukiya é diferente: é onde se vai quando se quer escapar da praia cravada de gente num Domingo de sol, é lá que se passa horas a ler em sossego e a conhecer mais um chá, é por ali que se conversa com calma ou se vai almoçar sem pressas à semana. Um segredo que merece ser divulgado.

domingo, 11 de março de 2012

European Best Destination 2012


A European Consumers Choice é uma organização não lucrativa com sede em Bruxelas. Anualmente, em conjunto com profissionais da área do turismo, selecciona 20 cidades europeias que irão debater-se pelo título de "European Best Destination". O Porto consta, orgulhosamente, dessa listagem. A votação decorre aqui.

domingo, 4 de março de 2012

Clube Literário do Porto



A notícia de que o Clube Literário do Porto (CLP) vai encerrar deixou aqueles que, desde 2005, o foram frequentando boquiabertos. Pelo aspecto inesperado da infeliz novidade, pela rapidez nas acções (está previsto o encerramento já para o final de Março) e, sobretudo, por ser mais uma morte para a cultura da cidade. O CLP é um espaço calmo, sem peneiras, de tertúlia e de conversa. No CLP assisti a lançamentos de livros de amigos, a concertos e a noites de poesia. Quis o destino que, por ironia, a minha (provável) última entrada no CLP fosse num momento de alegria e satisfação pessoal para mais um amigo: a inauguração da exposição do fotógrafo Luís Ferreira, "a surpresa dos pequenos instantes"*.




Antes de entrar no CLP, foi com as árvores despidas e com o céu escuro de um Porto que, nos últimos dias, tem andado chuvoso que tive de me debater. Lá dentro, os caixotes e livros empacotados provaram que a saída estava para breve e que os tempos não eram de felicidade. O burburinho no piso abaixo contrariava, contudo, esta ideia. O colorido da foto de Singapura ainda mais. Mas nem só de fotos de Singapura vivia a exposição. Luís Ferreira diz-se viajante há 37 anos, portanto, estavam patentes fotos do Cambodja, do Chile, da Nova Zelândia, de Hong Kong,... Pedindo licença a Pessoa, as fotos foram agrupadas pelos seguintes motes: "pessoas incomparáveis", "momentos inesquecíveis", "coisas inexplicáveis". No fundo, tudo o que poderia servir também de mote ao CLP. Uma pena.

* Pode ser vista no CLP até 15 de Março.