quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Guindalense

O livro que anda a fazer as delícias das gentes do Porto podia ser sobre restaurantes gourmet ou bares da moda. Sobre as novidades da vida nocturna ou o impulso criativo de Bombarda. No entanto, o livro que anda por aí a arrancar sorrisos e a avivar memórias fala simplesmente de tascas, palavra tão áspera e rica quanto os locais que designa. As Tascas do Porto são, nas palavras de Raul Simões Pinto, "reflexos ainda de uma cidade antiga, industrial, bairrista, com homens de fato-macaco, peixeiras de rua, calões brejeiros e fugas aos polícias". 

 

Não sabemos se o Guindalense ficaria lisonjeado com o título de tasca ou se sequer poderemos dizer que se trata de uma (pelo menos, não faz parte do elenco de As Tascas do Porto), mas o certo é que o Guindalense aglutina muito do que são os reflexos do bairrismo _ daquele bairrismo salutar _ da cidade. É sede de clube desportivo, o Guindalense Futebol Clube, e fica na Escada dos Guindais. Ao descermos em direcção ao número 43, temos imediatamente uma pequenina amostra do que nos espera: o Douro sempre lá ao fundo. A entrada é dissimulada, não está feita para atrair os desatentos e em nada faz prever o tesouro de paisagem que se encontra lá em cima.

 


Entramos um pouco a medo e surge no ar um "derivado a" em pronúncia carregada. À porta, 3 homens desfiam histórias; um deles, não sabemos se emocionado pelo vinho ou pela vida, parece soltar algumas lágrimas. Somos olhadas de soslaio: as miúdas que vieram ver as vistas de máquina e bloco de notas em punho. Lá dentro, há mulheres crescidas e meninas de olhar doce, e nos nossos ouvidos ecoam realmente "calões brejeiros". O Guindalense, embrenhado na zona da Sé, tem, de facto, das vistas mais bonitas e das gentes mais genuínas que o Porto apresenta. Não dá nas vistas e não costuma vir em roteiros turísticos, mas, de Inverno ou de Verão, com chuva ou com céu azul e bandeirinhas coloridas a anunciar os Santos, vale a pena passar por lá. Não é restaurante gourmet, nem bar da moda, mas faz as delícias de qualquer um.

Nota: As fotos foram, como é evidente, tiradas em momentos diferentes. Algumas mais recentes; outras pouco tempo depois dos Santos Populares. O Guindalense vale uma visita em qualquer altura.

2 comentários:

Maria Flausina disse...

Adoro o Porto, antigamente fazia uma romaria a essa Cidade todos os anos, com mais umas amigas que partilham este meu gosto. Agora já não vamos há alguns anos, mas temos planos para voltar em breve.
Já gostava muito do blogue "Alugo-me para rir!" e das suas inúmeras referências ao Porto. A ideia de criarem este outro blogue foi excelente.
Quando aí voltar vou pedir conselhos de certeza e entretanto vou-me informando por aqui. Já tenho um local a visitar!
Obrigada.

Caetana disse...

Maria Flausina,

obrigada! Voltem ao Porto, a sério, tem tantas coisas boas! :)